O Teatro Mágico: a interação com fãs e resultados nas redes

Categoria : Comunicação Digital, mídias sociais, monitoramento

Ontem o Hilário Junior, compartilhou com os participantes do Papos na Rede, um pouco do seu trabalho como planner das redes sociais da banda O Teatro Mágico.

Em uma hora e meia, no webinar do Treina TOM, Metheoro, compartilhou sua experiência com muito bom humor e fala solta.

Veja os insights que tweetamos durante a sua apresentação.

  • Hoje em dia mantém o Top 10 da MTV, loja virtual com produtos da banda e vender ingressos e pacotes de ingressos
  • Foi feito uma transmissão por twitcam do primeiro show de lançamento em Ribeirão Preto
  • Foi combinado com o blogueiro @cleycianne, um post zoado sobre o@oteatromagico e criou-se um clima de “briga” entre os tweets que gerou muito buzz
  • O lançamento na época foi feito só pelo @metheoro . Hoje em dia tem uma equipe maio
  • O cd todo teve 25 mil downloads
  • Foi feito uma ação com QR code com as Loja Besni para tirar foto e liberar música
  • As visualizações foram crescendo em progressão geométrica. Só teve um boom para o lançamento, mas não de manutenção de mídia, senão seria mais
  • Em 24h tiveram 320 mil visualizações no clipe”O amanhã será”
  • A hastag #amanhasera foi notícia em todos os portais do Brasil.
  • As pessoas começaram a usar #amanhasera para tudo, até mesmo por quem não conhecia a banda
  • O lançamento foi TT mundial e no Brasil
  • Em 5 minutos 8 mil pessoas fizeram download ao mesmo tempo
  • No dia do lançamento, às 15h00, a parceria com a Globo no RJ também ajudou a gerar visibilidade. O Globo divulgou 5 minutos antes
  • 24 horas de posts, publicados a cada meia hora, criando suspense e interesse em assistir o vídeo
  • O objetivo de view no Youtube eram 40 mil no lançamento. Utilizaram um recurso de contagem regressiva com os posts/tweets. Tiveram mais de 320 mil views.
  • O clipe “O amanhã será” usou a primavera árabe, o fato de kadaffi ter sido preso
  • Foi feito um lançamento na MTV muito bem planejado e com bons resultados e parceria com Leoni
  • O lançamento do cd foi o primeiro TT do Brasil e ficou uma hora em primeiro
  • A Lele e o Diego Maia do R7 foram os principais hubs para o buzz de lançamento
  • No lançamento do clipe “amanhã será”, primeiro clipe oficial da banda, foi feito um teste c network e hub para ver como seria a repercussão
  • Existem mais de 25 milhões de views espontâneos, gerados por vídeos feitos por fãs.
  • Além da ação com blogueiros, foi feito google adwords
  • O trabalho com blogs foi identificar blogueiros que já falaram sobre@oteatromagico. Um dos blogs chamados foi, Cleycianne,  A Vida Quer, Ocioso e Não Entendo . O contrato com os blogueiros foi feito de agosto à setembro de 2011
  • Depois de interação e o app, começou o planejamento com blogs, sites, facebook ads, google
  • Houve negociações com a banda Lunes para desenvolver o app para o lançamento
  • Empresa de Belo Horizonte desenvolveu o app p que o usuário baixasse a música e soltasse um aviso nas redes
  • Na ocasião do lançamento foi um processo de muita pesquisa em canais internacionais e descobriu um app da banda gaúcha Lunes
  • O uso de landing pages, aplicativos ajudaram a dar um resultado muito bom
  • O aumento de curtidores no Facebook foi depois. Já havia engajamento e o Facebook estava em evidência
  • É preciso chamar o público para trabalhar e interagir com o artista
  • Não é fácil trabalhar com artista.É importante que haja um trabalho de divulgação.
  • Depois da hashtag #opratododia eles criaram sempre as 19h o projeto #perguntaTM para preparar o pré-lançamento do vídeo clipe e gerou interação, buzz e Trending Topics. Em 15 dias aumentou 10 mil seguidores no twitter.
  • A hashtag #opratododia foi o início da interação e engajamento. O aumento foi proporcional à interação com usuários
  • A banda postava uma vez a cada 2 dias. O @metheoro organizou os acessos e definiu as postagens baseados na música #opratododia da banda
  • Os números eram altos, mas sem engajamento e organização provocando ruído
  • O trabalho identificou muitas pessoas falando com a banda e não tinha uma comunicação eficiente.
  • A primeira providência foi fazer um estudo para saber como estavam os fãs e como falavam da banda
  • o trabalho com a banda voltou com força total em 2011 por ocasião do lançamento do cd ” A Sociedade do Espetáculo”
  • A história de @metheoro com o @oteatromagico começou em 2008 com o trabalho de assessoria de imprensa do disco ” O segundo Ato”

 

A  apresentação não teve slides e o áudio em mp3 neste link.

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